Artrite reativa, séptica ou bacteriana

A artrite é uma condição que se desenvolve em múltiplas formas e estágios, muitos deles estão diretamente associados ao envelhecimento e a fatores genéticos; no entanto, outros tipos, como a artrite reativa ou séptica, podem ocorrer sem incluir a história anterior.

É uma forma de artrite que afeta principalmente os jovens; pode aparecer com um diagnóstico positivo com predisposição genética, mas não é necessário nem indispensável que seja.

Ocorre devido a infecções bacterianas às quais nosso corpo reage inesperadamente e isso pode ser a fonte de muitas outras complicações.

O que é a Artrite Reativa?

A artrite reativa é uma forma de artrite anteriormente chamada «Síndrome de Reiter», geralmente curada após 12 meses, é uma condição muito interessante porque os sintomas geralmente não estão relacionados entre si, por exemplo: vermelhidão nos olhos, infecções do trato urinário, entre outros.

Na verdade, o resultado é causado por uma infecção em qualquer parte do corpo que mostra acidentalmente a presença de diferentes bactérias, como: Campilobacter, Shigela, Ureaplasma urealiticum Chlamydia e Yersinia.

É chamado pela artropatia soronegativa do corpo médico porque pode haver diferentes doenças que causam processos inflamatórios em todo o corpo em parte dele, por exemplo, inflamação na coluna vertebral ou tendões.

Artritis Reactiva, Séptica o Bacteriana

A artrite reativa apresenta uma série de sintomas que podem ser distribuídos em fases, por exemplo:

• A febre em resposta a uma infecção estreptocócica em alguns casos ou devido à ação de outras bactérias, é considerada um efeito colateral exagerado na reação dos pacientes, principalmente daqueles com predisposição genética.
  • Vermelhidão dos olhos e inflamação, desenvolve conjuntivite.
  • Após a febre, eles desenvolvem dificuldade de movimento e dor nas articulações.
  • A febre é intermitente, com picos altos e baixos que devem ser monitorados, para evitar complicações,
  • Existem erupções cutâneas e inflamação de áreas específicas, como articulações ou músculos. Secreções podem aparecer no pênis.
  • Há presença de pericardite, problemas nos pulmões e nos nervos periféricos.

Por que se produz?

A primeira causa identificada é o aparecimento de artrite devido a uma infecção no trato urinário ou uma infecção intestinal que causa sintomas duas ou três semanas após o diagnóstico da infecção, como fatos curiosos, pode-se mencionar que não é uma condição frequente Em todos os pacientes, observou-se que alguns o desenvolvem e outros não.

No caso de pacientes que desenvolvem artrite reativa, pode-se observar uma predisposição genética, especificamente aquelas com o gene (HLA-B27) positivo.

A artrite reativa não é contagiosa pelo simples toque, mas a infecção pode ser transmitida por contato sexual ou pela ingestão de alimentos contaminados com bactérias que podem causar artrite reativa.

Entre os fatores de risco, um de grande importância é o sexo ao qual o paciente pertence, porque, embora homens e mulheres tenham a mesma probabilidade de sofrer de artrite reativa, há mais casos em homens que o desenvolveram devido a infecções transmitidas. sexualmente

Outro aspecto é a idade, sendo homens e mulheres entre 20 e 40 anos que apresentam maior incidência e o fator genético mencionado acima.

Como saber ou diagnosticar a Artrite Séptica?

Análises necessárias

O diagnóstico inclui uma série de etapas que podem ser as seguintes:

Na primeira consulta, o histórico médico será construído com o histórico médico e o histórico do paciente.

Um exame físico será feito para corroborar qualquer vulnerabilidade, buscando encontrar vermelhidão ou inflamação nas articulações, áreas de dor e calor.

O paciente será solicitado a realizar certos movimentos para observar a amplitude de movimento das articulações e da coluna.

Será realizado um exame da derme, procurando por erupções cutâneas ou pequenas lesões e vermelhidão.

Será dada ordem para a realização de exames de sangue, sendo o primeiro analítico a detectar o gene HLA-B27, também tentará identificar se há sinais de ter sofrido uma infecção ou se ainda está presente, também deve ser estabelecido se houver presença de anticorpos associado à artrite em diferentes classes.

No caso de identificar uma articulação afetada, é realizado um teste de líquido sinovial, no qual uma agulha é inserida na articulação e uma amostra de fluido é removida para descartar a presença de gota, por meio de cristais de ácido úrico , identifique a alta presença de glóbulos brancos que são indicativos de infecções e também saiba sobre a presença de infecções na área.

Outra alternativa para fazer um diagnóstico favorável é através da imagem, que inclui raios-x, ultra-som e ressonância magnética.

Sintomas gerais

Vermelhidão dos olhos: causada por inflamação da membrana ocular, causando conjuntivite, ocorre na maioria dos pacientes que apresentam infecção urinária ou urogenital em 50% dos casos e em 75% dos que sofrem de infecção da pele. trato intestinal

Além da vermelhidão, há dor ocular, visão turva e, às vezes, também inflamação interna do olho, chamada uveíte.

Outra condição chamada entesopatia aparece em muitos pacientes, que é a inflamação dos tendões que conectam os ossos um ao outro. Há também uma condição específica dos pés, joelhos e tornozelos, outras articulações, como dedos ou mãos, são menos afetadas.

Um fato interessante é que muitos pacientes desenvolvem fortes dores no calcanhar e o aparecimento de esporões muito irritantes, dolorosos e de consistência óssea que apresentam desconforto crônico.

No caso dos homens, um sintoma importante é o aparecimento da necessidade contínua de urinar, acompanhada de queimação e, em alguns casos, pode haver uma descarga no pênis, além disso, os homens podem desenvolver prostatite.

No caso de mulheres, é recorrente a inflamação do colo do útero ou cervicite, uretrite, salpingite ou inflamação das trompas de falópio e vulvovaginite.

Pode haver pericardite, vazamento de sangue da artéria aórtica para o ventrículo, erupções cutâneas nas solas dos pés ou pequenas úlceras no pênis.

É comum que exista um estado de rigidez na região lombar das nádegas, aumentando a dor à noite e pela manhã.

Muitos pacientes sofrem em consideração porque suas mãos e dedos incham extremamente, ficam vermelhos e é impossível movê-los, e apenas tocá-los produz sensibilidade.

Tratamentos para curar ou melhorar a Artrite Bacteriana

O principal tratamento é a prevenção, começando com a preparação saudável dos alimentos e a preservação a temperaturas adequadas para diminuir a possibilidade de desenvolvimento de bactérias nos alimentos.

Por outro lado, é difícil ir contra o fator genético, mas não ser exposto, por exemplo, ao sexo desprotegido, as chances também são reduzidas.

Os tratamentos usuais incluem uma série de medicamentos e terapias, como as seguintes:

Quando há problemas de movimento ou o paciente está em um estágio de prevenção de dificuldade motora, ele é tratado com fisioterapia e, em alguns casos, massagens, que buscam fortalecer músculos, ossos e articulações, melhorar a capacidade de movimento e reduzir a dor.

Para esse fim, existem aqueles que optam por medicamentos ou tratamentos alternativos, como a acupuntura, que, embora não exista um estudo científico que suporte seus benefícios no tratamento da artrite em suas diversas formas, há muitos pacientes que afirmam sentir melhora após esse procedimento. tipo de tratamento

No caso de medicamentos, produtos muito diferentes são usados, por exemplo:

• Anti-inflamatórios para reduzir a inflamação e a dor.
  • Corticosteróides tópicos para tratar problemas de pele.
  • Medicamentos para artrite reumatóide, cujo objetivo é ajudar a melhorar o movimento e a inflamação das articulações.
  • Corticosteróides injetáveis ​​que são aplicados à articulação afetada para reduzir a inflamação.
  • Para tratar a conjuntivite ou inflamação ocular, diferentes gotas são prescritas para esse fim.
  • Nos casos em que uma infecção bacteriana é detectada, a infecção também deve ser tratada primeiro.
  • As pessoas também usam a medicina natural para tratar infecções com produtos como alho, gengibre e açafrão, alimentos ricos em vitamina E e produtores de colágeno para garantir a saúde das articulações e tecidos de suporte, como óleo de coco, óleo de amêndoas e azeites.

No caso da alimentação, recomenda-se que os pacientes reduzam o consumo de açúcar, gorduras saturadas e laticínios até que a infecção desapareça; se houver casos de alta taxa de cristais de ácido úrico, é desenvolvido um plano de refeições com redução de proteínas. de origem animal e alimentos como tomates ou legumes em excesso.

No entanto, o médico especialista deve ser consultado em caso de optar por suplementos ou medicamentos naturais que possam interagir com os medicamentos ou terapias que foram organizadas no tratamento da artrite reativa ou séptica.