Artrite Reumatóide

A artrite reumatóide é uma provável causa de incapacidade devido aos problemas e sintomas que apresenta, difere de outros tipos de artrite porque não compromete a coluna, mas o pescoço sim, não há causa comum e ainda está em estudo.

Pode ser sofrido por qualquer pessoa, desde crianças a adultos mais velhos e é uma doença que piora com o tempo.

O que é a Artrite Reumatóide?

A artrite reumatóide é uma forma de artrite cuja condição é crônica, nenhuma cura é conhecida até o momento, exceto pelos tratamentos para controlá-la.

É caracterizada pela inflamação das articulações de maneira bastante pronunciada, dor e outros sintomas que não estão diretamente associados à artrite, mas que são o resultado da degeneração que causa e afeta diferentes sistemas e órgãos do corpo.

É um tipo de artrite que se origina de maneira auto-imune, ou seja, ocorre porque o sistema imunológico ataca os próprios tecidos do corpo devido a «erro» ou «confusão».

A afetação mais conhecida é aquela que produz nos tecidos que cobrem as articulações, desgasta, inflama e inicia o processo de deformação óssea, no qual podem ser notados nódulos tortos e que deixam a simetria dos dedos.

Além de haver envolvimento articular, a artrite reumatóide também causa danos a outros sistemas do corpo, como epitelial, ocular, pulmonar e circulatório.

Por que se produz?

Uma causa concreta que até a ciência não consegue determinar, no entanto, sabe-se que a artrite reumatóide é uma conseqüência do ataque do sistema imunológico ao próprio corpo, o sistema imunológico ou imunológico é responsável por defender e combater agentes nocivos, como vírus ou bactérias e Nesse caso, geralmente existe um tipo de confusão, no qual ele ataca as células do revestimento das articulações.

Quando o ataque ocorre, danifica o tecido do revestimento e erode os ossos, há também uma alta produção de anticorpos e citosinas que danificam irreparavelmente a articulação. O mesmo processo é que pode danificar outras áreas ou tecidos do corpo.

A artrite reumatóide aparece em pacientes com idade entre 40 e 60 anos, as mulheres se sentem as mais afetadas, mas pode aparecer em crianças e adolescentes sob o diagnóstico de artrite idiopática juvenil, anteriormente conhecida como artrite reumática juvenil.

No caso da artrite reumatóide juvenil, isso foi alcançado com o diagnóstico adequado e tratamento oportuno, para que esse paciente possa ter um desenvolvimento normal e uma excelente qualidade de vida.

Como saber ou diagnosticar a Artrite Reumatóide?

Análises necessárias:

Quando você vai ao médico, que preferencialmente deve ser um reumatologista responsável por avaliar e detectar a doença, prossegue com um exame físico, que tenta identificar articulações danificadas, áreas de dor ou calor no corpo.

O médico solicitará a história clínica e também a incidência familiar de artrite reumatóide em parentes de primeiro e segundo graus de consanguinidade, embora a prevalência genética não seja comprovada se se sabe que ela está relacionada e aumenta a probabilidade de ter um parente com disse sofrimento.

Ele examinará a observação e tocará nódulos ou nódulos nas articulações, perguntará se há dor ou se há períodos de rigidez marcados de acordo com momentos específicos.

Muitos médicos recomendam um exame de sangue para verificar se a presença de anticorpos reumatóides, proteína C reativa ou eritrosedimentação e anticorpos anti-sépticos cíclicos é positiva.

Uma boa opção para detectar artrite reumatóide é através de imagens como ultrassom, onde você pode ver o quão avançada é a doença.

Sintomas gerais:

Entre os primeiros sintomas, pode-se citar a dor que aumenta com o passar do tempo nas articulações, especificamente pode começar nas articulações das mãos, dedos e da mesma forma nos pés, consideradas pequenas articulações.

Com o passar do tempo e os sintomas da doença, a dor vai além dos dedos, afetando os pulsos, cotovelos, pescoço, quadril, ombros e tornozelos.

Acompanhando a dor, você pode notar o aparecimento de calor na articulação ou nas articulações que estão sendo afetadas, isso ocorre como resultado da inflamação do revestimento da articulação.

Outro sintoma importante é a inflamação ou inchaço da articulação, que produzirá dor e calor mencionados acima. A inflamação pode ocorrer em qualquer articulação, gerando maior sensibilidade e desconforto.

Na maioria das diferentes formas de artrite, há rigidez nas articulações, reduzindo significativamente a capacidade de movimentação, a maioria dos pacientes concorda que esse sintoma é mais perceptível pela manhã quando se levanta ou quando está por muito tempo. posição ou por longos períodos de inatividade.

Outros sintomas que aparecem de acordo com o progresso da doença podem ser: distúrbio da glândula salivar, problemas circulatórios, problemas renais, coração, olhos, pele, rins, entre outros.

Um aspecto característico dessa condição é que os pacientes experimentam períodos de melhora e depois períodos de remissão, onde os sintomas se intensificam acentuadamente, mas depois diminuem.

A fadiga é um sintoma sempre presente, a falta de apetite e a correspondente perda de peso; observa-se nos pacientes, apesar disso, que o tecido adiposo pode exceder a quantidade de tecido magro e ainda há uma deterioração notável da constituição física da pessoa

Por ser uma doença degenerativa, que pode se desenvolver agressivamente em alguns pacientes ou levemente em outros, com o tempo acaba deformando as articulações com uma aparência semelhante a não estar no lugar certo.

Tratamentos para curar ou melhorar a Artrite Reumatóide

Ao diagnosticar artrite reumatóide, uma série de medicamentos como os seguintes são considerados:

Anti-inflamatório: cujo objetivo é reduzir a dor e a inflamação, como o ibuprofeno ou naproxeno sódico, que é uma das causas de outras complicações, como danos nos rins ou no fígado.

Anti-reumático: eles são usados ​​para retardar a progressão da doença e impedir o dano de articulações como Arava ou Trexall. Esses tipos de medicamentos também podem causar danos no fígado e nos rins.

Corticosteróides: são usados ​​para reduzir a dor, mas também existem graves danos secundários, como perda de tecido ósseo.

Modificadores da resposta biológica ou agentes biológicos: são usados ​​para modificar a resposta do sistema imunológico e são considerados anti-reumáticos modernos, mas precisam ser combinados com anti-reumático não biológico para melhorar a eficácia.

É muito importante participar de sessões de fisioterapia que ajudarão o paciente a melhorar a mobilidade, a ter maior controle dos movimentos e é provável que exista uma recomendação para o uso de diferentes instrumentos que facilitem as tarefas domésticas.

Como último recurso, você pode optar pela cirurgia, este é um método recomendado para pacientes que não obtiveram resultados positivos com fisioterapia e medicamentos, a intenção é reduzir a dor e melhorar as articulações, diminuindo a deformação das mesmas.

A cirurgia pode envolver procedimentos diferentes, como substituir completamente a articulação, fusão das articulações, reparar tendões e remover a sinóvia, que está removendo o tecido danificado do revestimento da articulação.

Alimentos benéficos e proibidos para a Artrite Reumatóide:

Alimentos adequados: recomenda-se uma dieta com tendência vegetariana, reduzida em proteínas e gorduras animais, incluindo frutas e vegetais, nozes, legumes, algas marinhas, brotos, alimentos ricos em óleos ômega 3 e abundante fibra alimentar.

Alimentos inadequados: os primeiros a serem reduzidos são laticínios, carnes vermelhas e embutidos, ovos, alta quantidade de glúten, pão branco, açúcar refinado, café, chocolate, tomate, berinjela e batata, entre outros.

Para ter uma dieta equilibrada e adequada, é importante participar do controle nutricional, comer bem e não comprometer o estado de sua saúde.

Exercícios para aliviar as dores

É essencial seguir um plano de exercícios para fortalecer o corpo, apesar de sofrer de artrite, um diagnóstico de artrite não significa que a possibilidade de movimento seja perdida, dentre as recomendadas são as seguintes:

Exercícios de baixo impacto, como caminhada, natação, dança, exercícios aquáticos, ioga, taichí e alongamento suave, é importante que os exercícios sejam realizados por pequenos períodos de tempo entre 10 e 20 minutos. Não exagere e consulte o médico antes de iniciar qualquer rotina.

A artrite reumatóide é uma doença que causa incapacidade?

A artrite reumatóide é uma doença que em alguns casos geralmente é diagnosticada ou tratada tardiamente quando a doença é avançada. Muitos pacientes a ignoram porque acreditam que a artrite é uma doença para as pessoas mais velhas, mas não sabem que alguém está exposto, mesmo crianças.

Recomenda-se consultar o médico se ocorrer dor, que na maioria dos casos começa nas mãos, por um período superior a seis ou sete dias, é importante saber que a artrite reumatóide não tratada é uma doença responsável pela diminuição da expectativa de vida e, claro, sua qualidade. Detectar sintomas precoces a tempo é necessário para evitar grandes sequelas.

A obtenção de uma incapacidade permanente ou incapacidade é viável se a doença for grave ou muito grave, em que danos irreversíveis sejam comprovados e o tribunal médico falhar a favor do paciente.