Redução de estômago ou derivação gástrica

Os processos de redução de estômago são procedimentos que buscam reduzir o tamanho da bolsa ou estômago gástricos e que têm como objetivo final a pessoa perder peso.

A redução de peso é procurada porque é aplicada a pacientes em todos os casos com obesidade mórbida, isso significa que seu peso é superior a 100% e que suas atividades diárias e saúde já estão afetadas.

O que é a redução de estômago?

É uma operação ou procedimento cirúrgico usado para o tratamento da obesidade mórbida. Às vezes, esse conceito é confundido com o bypass gástrico, que também é um procedimento para redução do estômago.

A redução do estômago é um procedimento indicado para pacientes com um índice de massa corporal superior a 40 e que muitas vezes já tentaram alternativas sem sucesso.

Para executar esse tipo de operação, você precisa ter uma série de requisitos, incluindo não ter grandes complicações de saúde, pois é uma cirurgia de grande impacto.

reduccion-de-estomago que es precio

Em que consiste este procedimento?

A operação para redução do estômago é um procedimento que é chamado invasivo, é diferente do desvio gástrico com o qual é frequentemente confundido.

No caso de cirurgia de redução estomacal, também é chamado de bariátrico e é uma intervenção que garante uma perda de excesso de peso entre 45 a 80%.

O que se busca com este procedimento é o redirecionamento do estômago para que ele não absorva todos os nutrientes ou calorias e também é chamado de procedimento restritivo, em que o tamanho do estômago é gradualmente reduzido até que uma sensação de saciedade seja diferente daquela. Foi antes.

Como se realiza essa operação?

Os procedimentos de redução do estômago podem ser realizados basicamente de duas maneiras diferentes, mas com o mesmo objetivo:

Laparoscopia

A cirurgia laparoscópica usa um telescópio chamado laparoscópio, que é um instrumento especializado para visualizar o estômago.

O laparascópio permite fazer incisões pequenas e muito mais precisas, reduzindo a margem de erro; as incisões medem cerca de um quarto a 1/2 polegada ou 6 a 12 mm,

O estômago é acessado através de cânulas que são instrumentos na forma de pequenos tubos, que facilitam o laparoscópio a se conectar a uma pequena câmera de vídeo inserida através de uma cânula.

A câmera projeta uma imagem em uma tela na qual o cirurgião tem a possibilidade de ver a imagem ampliada do estômago e de outros órgãos internos para realizar o procedimento com o menor número possível de incisões.

Para executar esta operação, o estômago é expandido com gás dióxido de carbono e, quando concluído, o gás é extraído

Método POSE

O método POSE é conhecido como método de redução sem incisão, o que torna o procedimento menos invasivo.

É feito endoscopicamente, introduzindo uma endoscopia oral, para isso é necessário estar sob os efeitos da anestesia geral. Sua duração é de 40 minutos, dependendo do paciente.

Alguns instrumentos são introduzidos no paciente com o objetivo de fazer dobras no estômago e depois suturá-los para reduzir seu tamanho e modificar a capacidade de distensão, ou seja, a capacidade do estômago é limitada e a sensação de saciedade nos pacientes é menor ou antecipado

Você pode estar interessado:  Ácido Hialurônico: Benefícios para sua pele

Existem riscos ou efeitos secundários?

É sempre importante reconhecer que não existe procedimento, invasivo ou não, sem nenhum risco.

No caso de redução laparoscópica, pode haver algumas complicações, por exemplo:

A taxa de mortalidade é de 1,5% a 2%, no momento da intervenção.

Infecção na ferida e contaminação: geralmente ocorre devido a bactérias intra-hospitalares ou após o paciente ser enviado para casa.

Vazamento na linha de sutura: se houver segregação de fluidos ou coagulação deficiente, pode haver vazamento de fluido através da sutura.

Perfuração intestinal: realizada durante o procedimento cirúrgico.

Coágulos sanguíneos: geralmente aparecem após a operação e, em alguns casos, a sutura deve ser removida e limpa localmente, o que é um procedimento doloroso e com risco de infecção.

Outra complicação pós-operatória que os pacientes costumam ter são cálculos biliares, que afetam até 10% dos pacientes operados, para eles é frequentemente recomendado também remover a vesícula biliar.

A remoção da vesícula biliar provavelmente envolve uma segunda intervenção.

No método POSE, as complicações mais comuns são peritonite, hemorragia intra-abdominal e perfuração do estômago, semelhantes em alguns aspectos ao método anterior.

Algumas opiniões diferem nesse método, argumentando que as hemorragias podem ser frequentes e que o método diagnóstico pode ser tardio, comparado ao uso do laparascópio.

Recuperação, pós operatório e cuidados?

O restante indicado pelo médico deve ser mantido, provavelmente 1 a 3 dias de internação.

No segundo ou terceiro dia, o médico provavelmente indicará uma radiografia do estômago para garantir que tudo esteja como deveria e para verificar se não há problemas de sangramento e se as suturas são perfeitas.

O indicado é que, se tudo estiver bem, o consumo de uma onça de líquido a cada hora será administrado a ele e pouco a pouco a quantidade aumentará.

Ao sair do hospital e enviar o paciente para casa, a indicação pode ser uma dieta leve, que inclua apenas alimentos líquidos e outros em puré, para permitir que a digestão se ajuste gradualmente. A dieta será alterada até que o médico faça uma avaliação e dê permissão.

Pede-se aos pacientes que andem e façam exercícios suaves, que pratiquem a respiração e que façam isso facilmente porque a dor tende a ser leve e não deve, porque complicam os movimentos ou atividades.

O período de alta entre 15 dias e um mês é geralmente considerado, dependendo dos resultados da operação e do estado de saúde do paciente.

Não se esqueça das instruções do médico,
Você precisa levar em consideração algumas situações nas quais deve procurar ajuda:
febre, sangramento, inchaço abdominal, calafrios, tosse, falta de ar, vômitos, drenagem de qualquer fluido na incisão ou dor constante.

Quando é aconselhável fazer essa cirurgia?

Existem algumas diretrizes necessárias para a seleção dos pacientes, porque nem todos são candidatos a uma operação, entre eles podemos citar:

Que o excesso de peso é cerca de 100 quilos acima do seu peso corporal.

Você pode estar interessado:  Faloplastia: Tudo o que o homem deve saber

Que você entenda a importância do procedimento cirúrgico ao qual irá submeter seus riscos e as complicações que possam existir.

Eles têm alguma condição física com a qual serão aliviados após a operação, por exemplo, hipertensão, diabetes ou alguma doença cardíaca e respiratória.

Que você foi exposto a outros procedimentos sem sucesso,
Além disso, o paciente está disposto a passar por uma observação médica por um longo período de tempo.

Para ser candidato, é necessária uma avaliação médica, que pode ser acompanhada de avaliação nutricional, cardiologistas, endocrinologistas ou pneumologistas também podem ser consultados.
Um equilíbrio será feito entre os riscos e as expectativas positivas esperadas para tomar uma decisão melhor.

Em alguns países, a questão da obesidade é considerada um problema de saúde pública e algumas dessas operações podem ser cobertas pela previdência social, o que representa um grande avanço nas questões de saúde.

Em outros lugares, esses procedimentos só podem ser adquiridos em particular e a custos muito altos.

Uma questão que suscitou polêmica e muitos destinos turísticos se tornaram destinos de saúde, nos quais os países oferecem esses serviços cirúrgicos e estéticos a preços mais baixos, como parte do incentivo para atrair mais visitantes.

Outro aspecto a considerar são os pacientes submetidos à cirurgia e, em seguida, apresentam estado gestacional, para eles é aconselhável a imediata consulta médica e segue todos os cuidados que o médico indicar.

Redução de estômago sem cirugia

Existem outros métodos diferentes nos quais as técnicas também são usadas para obter redução do estômago e não há necessidade de realizar uma operação cirúrgica, por exemplo, o balão intragástrico ou balão gástrico e o método POSE.

O balão gástrico

É um procedimento realizado com a colocação de um balão de silicone no estômago, o balão é inserido endoscopicamente através do esôfago.

É muito interessante porque é preenchido com soro fisiológico e é isso que faz, pois ocupa um espaço no estômago, diminuindo sua capacidade.

Para o paciente, é um procedimento não tão irritante e simples, leva cerca de 20 minutos e, em alguns casos, é ambulatorial, também não requer tantos procedimentos de preparação no paciente.

O que esse procedimento procura é que a pessoa se acostume a comer menos e ter melhores hábitos alimentares. Depois de um tempo, quando a pessoa sente que seus hábitos melhoraram, ela não precisa se encher muito, então a bola é removida.

O tempo que o balão permanece dentro do estômago pode variar entre 6 e 12 meses, dependendo e adequado às necessidades do paciente e à evolução que se apresenta.

No método POSE, o que significa a cirurgia da obesidade endoluminal primária? O procedimento a seguir é oral ou endoscopicamente.

O estômago é acessado e são feitas dobras suturadas para reduzir o tamanho do estômago, aqui não há necessidade de fazer incisões.

Esse procedimento oferece vantagens como redução da dor, redução da infecção, recuperação rápida, em alguns casos é ambulatorial e não há cicatrizes externas.

Você pode estar interessado:  Como Eliminar as Varizes

Qual dieta é aconselhável depois da intervenção?

Independentemente do procedimento ao qual o paciente se submete a uma intervenção invasiva e não invasiva, as dietas são sempre muito semelhantes.

Por exemplo, começa com uma dieta líquida, a dieta líquida na qual o paciente leva uma hora ou a cada duas horas uma onça de água que aumentará com o passar das horas de recuperação e, em seguida, o paciente será instruído a incluir alguns sucos e líquidos como caldos de legumes.

O próximo passo é a dieta macia, em que a pessoa só deve ser alimentada com purê ou fundida quando bebê até que o médico avalie novamente e a ordem da introdução de alimentos sólidos.

A dieta seguida após o período de recuperação pode indicar outras restrições que o cirurgião, juntamente com a equipe de especialistas, pode preparar conforme apropriado.

Um dos primeiros elementos que devem ser considerados é que as partes devem mudar, elas não podem ter o mesmo tamanho que costumavam ser usadas no passado.

O que é melhor: o balão gástrico ou a redução de estômago?

Dar uma definição de qual dos dois procedimentos é melhor é um pouco complicado, porque ambos têm características diferentes que devem ser adaptadas às necessidades do paciente.

No caso de redução estomacal, os resultados podem ser vistos de maneira mais rápida e dramática, mas as complicações podem ser maiores. No caso do balão gástrico, é um processo que necessita de mais dedicação do paciente, mas é minimamente invasivo e apresenta menos riscos à saúde, nele os resultados serão vistos com mais tempo.

Preço da operação do bypass gástrico

O preço da realização de um desvio gástrico é bastante alto, pode estar em torno de R$ 60.000 a R$ 70.000, dependendo da onde a operação pode ser realizada.

O método POSE pode ser executado por um custo de R$ 40.000 a R$ 50.000.

Para falar em termos monetários, a opção mais econômica seria o balão gástrico que pode variar de R$ 28.000 a R$ 32.000.

Fotos de resultados de antes e depois

Vídeo sobre a cirurgia bariátrica

Em caso de qualquer problema médico ou no caso de precisar de aconselhamento, você deve procurar um profissional médico. As informações contidas neste blog são complementares e não devem ser tomadas como orientação profissional.